Meu nome é Daniela Barros e sou eu quem cria e produz as cerâmicas que você vê por aqui!
Sou eu também quem responde seus emails e envia seus presentes...  
Aqui tudo é feito manualmente, respeitando o tempo da argila.

Eu sou arquiteta mas encontrei a minha escala de trabalho dentro do ateliê de cerâmica, ainda na faculdade (Universidade Mackenzie - 2010-2014). O processo de modelagem da argila e a capacidade de criar com as minhas mãos para outras mãos me encantou desde o início. A argila se transforma em cerâmica e a cerâmica artesanal rica em significados enriquece de valor os momentos cotidianos das pessoas que utilizam as peças. A cerâmica é pensada para ser vista com as mãos, tem que ser tocada, colocada em uso... Seja uma peça utilitária ou decorativa, não pode passar despercebida pelos nosso sentidos; ela tem que nos fazer sentir!

Em busca de conhecimento na área, me formei em cursos em São Paulo e Cunha, Estados Unidos (Penland School of Crafts) e Inglaterra (West Dean College) e trabalhei como assistente nos ateliês Hideko Honma (2014-2015) e Studio Neves (2016), ambos em São Paulo. Participei de congressos no Brasil e nos Estados Unidos e trabalhei com pesquisa acadêmica na área durante minha graduação (links dos trabalhos abaixo). Acredito que a formação técnica prática e a formação teórica são igualmente importantes, porque as palavras transformam o fazer em prática reflexiva.

Minhas primeiras criações começaram em um pequeno ateliê na casa dos meus pais (2012-2016) e quando me mudei para São Paulo (2017), meu ateliê se mudou para uma sala no coworking Unicci Art onde também comecei a dar aulas. Em março de 2020, tive uma linda oportunidade de mudar para um espaço meu em uma rua de vila na Vila Madalena, onde está o meu ateliê com sala de aula e showroom atualmente. 

As minhas criações são cerâmicas artesanais utilitárias e decorativas cheias de significado. Minhas peças exploram os contrastes naturais das diferentes argilas, revelando-se delicadas por meio de formas e movimentos leves. Cada coleção tem muito propósito, nascem de sentimentos presentes no meu dia a dia, contando histórias e criando espaço de reflexão para quem as utiliza. Me dedico em todas as fases de projeto e produção das peças, respeitando o tempo de cada processo – desenho, modelagem, esmaltação e queima. Trabalho com técnicas de torno elétrico e modelagem manual e desenvolvo meus próprios vidrados/esmaltes atóxicos, queimando as peças em forno elétrico a 1250 graus Celsius. Também sou professora e busco promover experiências de aprendizado reflexivo em minhas aulas, trabalhando com diferentes técnicas e turmas de adultos e crianças.

Se você quiser conhecer um pouquinho mais sobre mim e o meu trabalho, veja o vídeo que o querido amigo Lufe fez em uma visita no meu antigo ateliê... Link para o vídeo

Ah, e venha conhecer meu trabalho pessoalmente no ateliê novo e quem sabe fazer uma aula?! 

Enquanto esse encontro não acontece, que tal uma visita virtual? Veja só o tour que o pessoal da Fair&Sale fez nesse vídeo... Link para o vídeo

 

Seguem os links para acesso aos meus artigos científicos desenvolvidos na
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, entre 2013 e 2014:

Processos de Projeto e Prática em Cerâmica: Hideko Honma e Flávia Santoro (Artigo de Iniciação Científica, 2013 - Mackpesquisa)

Cerâmica como experiência: um estudo de caso em Cunha (Trabalho Final de Graduação, 2014 - UPM)