ATELIÊ DBARROS CERÂMICA

“Em um mundo que não para, feliz aquele que sabe apreciar simples momentos, vivenciar o hoje.

Contemplar a natureza, observar os detalhes, respirar!

Permitir-se novas experiências que façam o tempo parar.

Que despertem o sentir e os sentidos... Que te transformem.

Para isso que existimos!

Para criar peças especiais que não passem despercebidas das nossas mãos para suas mãos;

E para ensinar você também a fazer com as próprias mãos!”

Ateliê DBARROS CERÂMICA – Feito à mão com significado

 


Aqui tudo é feito manualmente por nossa pequena equipe (de ceramistas professoras e assistentes). Respeitando o tempo da argila, nós aprendemos com ela e nos transformamos também!


 

CERAMISTA DANIELA BARROS

Meu nome é Daniela Barros, sou mãos, mente e coração na produção autoral e artesanal aqui do ateliê. Sou arquiteta de formação, mas foi na cerâmica de ateliê que encontrei meu caminho.

Há 10 anos na área - entre estudo e trabalho - a experiência como pesquisadora na faculdade (FAU-Mackenzie, 2010-2014); os cursos em diversos ateliês em São Paulo, Cunha - SP, Estados Unidos (Penland School of Crafts, 2012) e Inglaterra (West Dean College, 2015); assim como o trabalho como assistente nos ateliês Hideko Honma (2014-2015) e Studio Neves (2016) em São Paulo, construíram a minha formação.

Atualmente, trabalho com a criação e venda de cerâmicas feitas à mão cheias de significado. As coleções de peças - utilitárias e decorativas - exploram as diferentes argilas e revelam-se delicadas em formas e movimentos leves.

Também sou professora, onde ensino, de forma leve e didática, a técnica da transformação da argila em cerâmica prezando pela qualidade dos processos e resultados, sempre aliado ao aprendizado reflexivo.

A vivência da transformação da argila em cerâmica, por meio de todos os processos envolvidos na prática é o que mais me encanta... pois nesse tempo natural eu também me transformo, me encontro, me conheço e me sinto livre pra ser a pessoa que eu quero ser!!

 

Conheça meus artigos científicos desenvolvidos na Universidade Presbiteriana Mackenzie - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, entre 2013 e 2014, acessando os links abaixo:


Processos de Projeto e Prática em Cerâmica: Hideko Honma e Flávia Santoro (Artigo de Iniciação Científica, 2013 - Mackpesquisa)


Cerâmica como experiência: um estudo de caso em Cunha (Trabalho Final de Graduação, 2014 - UPM)